top of page
  • Foto do escritorFafedry

27 de junho - Dia Internacional das micro, pequenas e médias empresas

Mensagem do secretário-geral da ONU:

"As micro, pequenas e médias empresas desempenham um papel fundamental nas economias, comunidades e nos meios de subsistência em todo o mundo.


Reduzem o desemprego, impulsionam o crescimento e a inovação, e incentivam o aparecimento de novos mercados e indústrias.


No entanto, são particularmente vulneráveis ao aumento da inflação e às perturbações na cadeia de abastecimento que têm afetado a economia mundial.


As empresas geridas por jovens e mulheres encontram-se entre as que correm maior risco.


Este ano, o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresa foca no empreendedorismo das mulheres e dos jovens e em cadeias de abastecimento resilientes.


Temos de criar ambientes que apoiem as micro, pequenas e médias empresas e promover a inclusão financeira, para lhes proporcionar igualdade de acesso aos mercados e ao financiamento.


Temos de ajudar a reforçar a capacidade de resistência destas empresas a tempos difíceis.


E temos de trabalhar para estabelecer cadeias de abastecimento sustentáveis que beneficiem os trabalhadores e respeitem o ambiente.


Ao fazê-lo, aproveitamos tudo o que as micro, pequenas e médias empresas podem oferecer para reduzir as desigualdades, aumentar o nível de vida e proteger as comunidades e o ambiente.


Apoiamos algumas das pessoas mais pobres do mundo e contribuímos para o progresso no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Juntos, vamos renovar o compromisso de apoiar as micro, pequenas e médias empresas para ajudar a tornar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável uma realidade."


- António Guterres, 27 de junho de 2023.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page